Evolução da lacração de medidores

Até 1967 todos os medidores de luz, água e gás, em qualquer país do mundo, eram fechados com selos de chumbo.  Naquele ano a ELC Produtos de Segurança inaugurou a comercialização do primeiro selo plástico de segurança, por ela inventado e patenteado.  A  CEDAE, do Rio de Janeiro, e depois a Light foram pioneiras na utilização dos novos selos, que nos anos subseqüentes foram objeto de notáveis aperfeiçoamentos, ao mesmo tempo em que ganhavam uma aceitação mundial.
O ininterrupto trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento realizado pela ELC nos últimos 50 anos levou ao advento de mais de uma geração de lacres, culminando nos Lacres de 5ª. e de 6ª. Geração, estes últimos fabricados em policarbonato, dispondo de dígito verificador e numeração a laser, hoje adotados pela maioria das Concessionárias de Energia, Água e Gás.

 

Fastlock Selos TIK Alulock
Fastlock Tik Alulock


A evolução seguinte, ainda apresentada pela ELC ao mercado, consistiu no desenvolvimento do rastreamento de lacres, que culminou no sistema do Elo de Segurança® referido no item “O  QUE  É” anterior. 
Paralelamente à evolução na fabricação de lacres, a ELC revolucionou a tecnologia, vigente até a década de 1980, em matéria de Envelopes e Malotes de segurança, do que resultaram os modelos Starlock e Snapseal Bag, hoje também adotados pelas Concessionárias de Serviços Públicos, respectivamente no transporte de medidores para revisão em laboratório e nos envios de documentação, postais (SERCA) ou internos.

Envelope Starlock Malotes Snapseal
Starlock Snapseal